Início do ano é sempre a mesma coisa, IPTU, IPVA, Conselho de Classe e diversas outras taxas nos perseguem.

Mas para velejar voce também tem que abrir a carteira ou fazer um pix! Muitas vezes vejo as pessoas se questionando, para que pagar? O que a federação ou a classe está fazendo por mim?

Este questionamento está equivocado, a maioria das associações esportivas são formada por voluntários e o total acumulado com os pagamentos normalmente só dá para pagar uma pequena estrutura com um secretário e um contador.

Mas porque pagar? Vamos começar com a mais importante de todas e muitas vezes a mais esquecida: a sua Federação Estadual! Voce tem que pagá-la simplesmente porque é uma regra. Isto vale para qualquer regata que tenha um Aviso de Regata.

Vejamos a regra 75!

75 INSCRIÇÃO NUM EVENTO Para se inscrever em um evento um barco deve cumprir os requisitos estabelecidos pela autoridade organizadora do evento. O barco deve ser inscrito por:
(a) um sócio de um clube ou de organização afiliada a uma autoridade nacional membro da World Sailing;
(b) este clube ou organização, ou
(c) um membro de uma autoridade nacional membro da World Sailing

Curiosamente, no Brasil, a CBVELA (Autoridade Nacional) não cobra associação dos velejadores ou clubes como nos outros países. Atualmente, somente as federações estaduais são oficialmente filiadas a CBVELA. Isto elimina as opções b e c da regra 75. Portanto, de acordo com as regras de regata, um barco só poderá ser inscrito numa regata no Brasil por um membro filiado a uma Federação Estadual.

Nas Unidades Federativas que não houver Federação Estadual de Vela, o cadastro poderá ser efetivado diretamente entre agremiações (Clubes, Marinas, Guarderias, Escolas de Vela e semelhantes) e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela). A CBVELA lançou este ano uma Nota Oficial 02/2024 dando mais detalhes sobre a obrigatoriedade de ao menos a pessoa responsável a bordo seja filiado a uma Federação Estadual.

Novamente... a associação a uma Federação Estadual é necessária para qualquer regata. Portanto, se o seu clube deseja fazer um evento festivo, onde não seja desejável a cobrança das diversas taxas, basta não chamar de regata. No Rio temos as “Patescarias” e no Sul os “Velejaços”. São eventos festivos onde as regras de regata não são aplicáveis.

Note que os tripulantes não precisariam estar filiados para atender a regra 75. Somente o responsável pelo barco que fará inscrição. Note que o Aviso de Regata pode exigir que todos os tripulantes sejam federados.

Estas são as federações estaduais de vela atualmente filiadas a CBVELA: https://www.cbvelagovernanca.com/entidades-filiadas

Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul – FEVERS
Facebook | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Federação de Iatismo do Estado do Paraná – FEIP
Site | Facebook | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Federação Náutica Catarinense - FNC
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Federação de Vela do Estado de São Paulo – FEVESP
Site | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro – FEVERJ
Site |Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Federação Mineira de Vela – FMI
Site |  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Federação Capixaba de Iatismo - FECAI
SiteEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Federação Náutica de Brasília – FNB
Site | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia – FENEB
Site | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Federação Pernambucana de Vela – FPVela
Site | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Federação Paraibana de Vela – FPVela
Facebook | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 Federação de Vela e Motor do Ceará – FVMEC
Site | Facebook | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

As Federações Estaduais são responsáveis por coordenar as regatas nas raias de um determinado estado. Assim, não temos dois clubes fazendo uma regata no mesmo dia e na mesma data. Todo ano as Federações Estaduais publicam um calendário com as regatas naquele estado. Sem a sua Federação Estadual, simplesmente não teríamos regatas. Seria muito mais complicado conseguir autorizações com os órgãos públicos como a Marinha. É “só” para isto que a Federação serve. Mas, muitas delas, prestam outros ótimos serviços para o desenvolvimento do nosso esporte.

Além do pagamento da Federação, é importante atentar para as suas Regras da Classe e Sistemas de Medição.

A maioria das classes exigem filiação para poder correr qualquer regata. Por exemplo, a classe 470. Ela exige que os dois tripulantes sejam filiados à associação de classe do país (NCA) ou a classe internacional (ICA), caso a classe não tenha sede no país: C.2.2 CLASS MEMBERSHIP (a) The crew shall be current members of a NCA who shall be in good standing with the ICA, or if there is no NCA in their country, the crew shall be current individual members of the ICA. A Classe Star também exige associação, mas ela faz uma distinção entre o proeiro, que paga menos, e o timoneiro. 

Já Classe J/24 só exige filiação do dono do barco e do timoneiro: A.10 CLASS MEMBERSHIP REQUIREMENTS A.10.2 The boat’s owner(s) shall be members of their country’s NCA or the ICA. A.10.3 The boat’s driver shall be a member of his/her country’s NCA or the ICA.

Os sistemas de medição como a IRC e ORC também não exigem filiação a classe (pela definição, um sistema de medição é uma classe). Entretanto, é necessário renovar o certificado de medição do barco anualmente. Contudo, para obter um certificado de medição nos sistemas reconhecidos pela ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) é necessário se filiar a mesma. Note que qualquer pessoa, mesmo sem barco, pode se filiar a ABVO como sócio aspirante.

Existem algumas variações nas regras de associação. Na classe Optimist é sempre exigida o pagamento da taxa do ano anterior, mesmo que você seja estreante. A ABCL (Classe ILCA no Brasil) a associação não está relacionada com o ano do calendário. Ela dura 365 após o seu pagamento.

Finalmente, os Avisos de Regata, no item elegibilidade, podem trazer qualquer requisito adicional de filiação ou taxas.

Todas estas taxas normalmente são irrisórias. São comparáveis ao custo de um jantar após a regata. Também é muito fácil de pagá-las com os meios eletrônicos de hoje em dia. Esses chatos que ficam enrolando para pagar não merecem estar entre nós.

Portanto, para de reclamar e perguntar o que a sua federação ou classe está fazendo para você e comece a se perguntar o que voce pode fazer para retribuir ao seu esporte!