Mais um ano incrível para a vela brasileira. O perfil @regrasderegata acompanhou os principais eventos pelo Brasil e pelo mundo e você elegeu os destaques de 2023. Foram nada menos que 1610 eleitores!

Confira os homenageados:

Melhor velejador de 2023:

Não dá para começar sem destacar Mateus Isac no IQFoil e Bruno Lobo no kitefoil.  Os dois foram os melhores no mundial de vela em Haia e os primeiros a classificarem o Brasil para os Jogos Olímpicos 2024. De quebra, foram medalha de ouro nos jogos Panamericanos em Santiago. No voto popular, Matheus ficou em 5º lugar com 131 votos e Bruno em quarto com 141 votos. Os primeiros colocados se destacam pela versatilidade e assiduidade nos eventos locais.

Em 1º Lugar, Lars Grael. O duas vezes medalhista de bronze nos Jogos e campeão mundial de Snipe e Star pode ter saído dos eventos principais do circuito mundial, mas quando aparece na raia parece imbatível. Seja na classe Star ou no seu veleiro de oceano Avohai.

Em 2º Lugar, Samuel Albrecht,  Bronze do Pan, Campeão Brasileiro de HPE25 e vice de J/70, Campeão Semana de Vela de Bue no J70. No Crioula onde comanda um TP52 medido na ORC, ele foi Campeão em Ilhabela, Santa Catarina, Rolex e Angra dos Reis.

Em 3º lugar ficou o Finninsta e Starista Pedro Trouche, o Bolder. No Star foi campeão Europeu de Star e segundo no Midwinter. Ficou em 8º no Mundial de Finn. Na vela oceânica foi terceiro na Transpac (divisão 3).

 

Melhor velejadora de 2023:

Disputa acirrada entre as Snipistas campeãs munidas femininas de 2023 Juliana Duque e Bruna Patrício (603 votos) e as Campeãs Pananamericanas e vice no evento teste Martine Grael e Kahena Kunze (575 votos).  A novidade deste ano foi a Bruna Patrício. Além do Mundial de Snipe, em 2023 ela participou de 23 campeonatos nas classes IQfoil, 420, Snipe, Lightning e Match Race.

Confira a bela mensagem da bi-campeão olímpica, Kahena Kunze.

Em terceiro lugar, outra velejadora versátil. Gabriela Nicolino, bronze em Santiago na classe Nacra 17.

Melhor Classe de 2023

A classe Snipe continua, indiscutivelmente, como a melhor classe no Brasil com 310 votos.

Mas 2023 foi o ano da classe 420! Tivemos o Campeonato Mundial Misto com Gustavo Glimm e Luisa Madureira e o Vice-campeonato Feminino com Joana Tostes e Gabriela Vassel na Espanha. Joana e Gabriela ainda repetiram o feito de Martina e Kahena e venceram o Mundial Juvenil da World Sailing em Búzios. De quebra, ainda terminaram vencendo o Sulamericano no geral. Lucas Freitas e Victória Back ficaram em 4º no mundial Juvenil da World Sailing.

A classe 420 está crescendo com a Importação de novos barcos de variados fabricantes pelo mundo. 2024 já começou com o título mundial de Lucas Freitas e Victória Back, unificando os títulos do campeonato aberto e misto. Joana e Gabriela não decepcionaram e conquistaram o terceiro lugar no feminino.

Empatado em segundo com 243 votos, a classe Optimist. Cada vez mais organizada e com crescimento exponencial.

J70 e HPE 25 dividem a preferência nacional entre os monotipos de quilha. A ILCA retorna a lista com o a unificação dos Campeonatos Brasileiros do ILCA 4, ILCA 6 e ILCA 7 este ano em São Paulo.

 

Melhor Evento Nacional 2023

Este ano Ilhabela comemorou 50 anos da Semana de Vela de Ilhabela. Em 1973, Carlos Cyrillo (dono do primeiro hotel de Ilhabela) e Mario Volcoff organizaram a primeira edição, inicialmente dedicada somente aos monotipos. A grande sacada foi aproveitar a baixa temporada da Ilha e movimentar os hotéis e restaurantes. Hoje a Semana de Vela é exclusiva para veleiros de Oceano e é conhecida pelas festas e confraternização de velejadores de todo Brasil e alguns países vizinhos que vêm aproveitar a beleza natural da Ilha. Veja a mensagem de Mauri Dottori, Diretor de Vela do Yatch Clube de Ilhabela e organizador do evento.

Em segundo lugar ficou o vencedor do ano passado, a regata Recife x Fernando de Noronha. Uma das poucas regatas oceânicas no Brasil que vem atraindo cada vez mais cruzeristas para visitar outra bela Ilha.

Em terceiro, mais um evento de sucesso da Classe Snipe, a Women’s Cup. Ao contrário dos demais eventos exclusivos para a vela feminina que têm um foco muito mais festivo, a Snipe Women’s Cup foi um evento de alto nível técnico sem, contudo, perder a beleza e animação da vela feminina.

Melhor evento Internacional

Alguns leitores sentiram falta da The Ocean Race na lista. Mas só quatro barcos completando a volta ao mundo foi decepcionante. Só para comparação, este ano a Vendee Globe irá colocar 40 IMOCA’s 60 para dar a volta ao mundo. Isto porque a regata é fechada e tem um rigoroso processo seletivo.

Em terceiro lugar ficou a SailGP, um evento que divide as opiniões de alguns leitores “raízes”do nosso perfil. Em segundo lugar ficou os jogos Panamericanos em Algarrobo.

O grande vencedor foi a final da SSL. Evento que inclusive teve cobertura do canal @regrasderegata no youtube.

 

Melhor Mídia Especializada

Mais uma vez o perfil @regrasderegata vence o concurso Melhores do Ano. Desta vez, tivemos novos participantes e o retorno de alguns especialistas da área.

Em segundo ficou o canal da Alcatrazes, liderado pela velejadora gaúcha Bis Glashester. Ela vem cobrindo diversos eventos com transmissão ao vivo.

Em terceiro ficou o Canal Mar Brasil, dirigido por Lucas Haddad, que vem nos presenteando toda semana com seu magnifico histórico da vela brasileira e muitas atualidades.

Melhor Equipe de Vela

Novamente deu a equipe Brazilian Storn na SSL Gold Cup com Robert Sheidt e Martine Grael e uma verdadeira constelação de velejadores: Juninho Jesus, Gabriel Borges, Alfredo Rovere, André Fonceca, Henry Boening, Mario Tinoco, Gabriel Kieling, Henrique Wisniewski Gomes e Pedro Trouche.

Em segundo ficou a Equipe Militar Brasileira, Campeões Mundias do 54th CISM World Military Sailing Championship, em Pireu, na Grécia com os gaúchos Geison Mendes, Tiago Quevedo, Gustavo Thiesen, Breno Kneipp e Georgia Rodrigues.

Em terceiro, mais vela gaúcha. O time SS Esquadrias foi Campeão Mundial de Soling: Kadu Bergenthal com Vilnei Goldmeier e Edgar Oppitz.

Tivemos algumas críticas por não incluir nenhuma equipe de barcos que correm em sistema de rating. Apesar de reconhecermos a importância destes eventos para agitar a vela, as regatas em tempo corrigido não são adequadas para avaliar o desempenho de uma equipe.

Melhor Técnico

Muita polêmica na indicação dos melhores técnicos de 2023. Primeiro por ter deixado de fora alguns técnicos Brasileiros que atuam no exterior como Alexandre Saldanha técnico da americana vice-campeã mundial de ILCA 6, Marú Urban, diretor de vela do Lake Geneva Yatch Club, Tiago Brito (Macaco) técnico da equipe de Optimist de Malta entre entre outros. Foras os técnicos estrangeiros que atuam no Brasil como Pepe Lis que trabalha com Martine e Kahena e o próprio Juan Sienra, gerente de esportes da CBVELA.

A grande vencedora de 2023 foi a técnica da CBVLEA Martha Rocha que acompanhou as medalhistas de ouro Martine e Kahena durante os jogos Panamericanos.

Em segundo, uma recente aquisição da CBVELA que já está conquistando excelentes resultados. Ricardo Paranhos, o Canelão, é um verdadeiro coringa da equipe.

Em terceiro, o melhor velejador de 2022, Alexandre Paradeda. Além da atuação dentro d`água liderando a vela jovem do Iate Clube de Santa Catarina, Xandi vem fazendo cursos onlines sobre diversos assuntos.

Melhor Oficial de Regata

Assim como o melhor técnico, o melhor oficial de regata é uma nova categoria dos Melhores do Ano para homenagear os profissionais que fazem as nossas regatas acontecerem.

Em primeiro lugar, Ricardo Navarro, presidente da CR do Brasileiro de Snipe que será também o Delegado Técnico da World Sailing nos Jogos Olímpicos de 2024.

Em segundo, Nelson Ilha. O experiente gaúcho que participou do júri em 5 Jogos Olímpicos foi o presidente do Juri dos Jogos Panamericanos 2023.

Em terceiro lugar, ficou a gerente de regatas nacional baiana, Marione Macário.

Profissional mais valioso

Esta categoria premia os profissionais que mais contribuem para o desempenho de um barco. Onde você investiria mais? Num super proeiro ou num tático medalhista?

O público do perfil regrasderegata parece não ter dúvidas em eleger pela segunda vez consecutiva, Torben Grael como o profissional mais valioso.

Em segundo lugar ficou o gaúcho Gustavo Thiemsen. O Guga faz parte das mais vitoriosas equipes de vela de Oceano, J/70 e ainda treinou o Nacra medalha de Bronze no Pan. O cara está em todas!

Horácio Carabelli, coordenador técnico da equipe Luna Rossa na America’s Cup, ficou em terceiro lugar. Surpresa ficou no quarto lugar com a Tania Bispo, fisioterapeuta da equipe olímpica brasileira.

Destaque da vela Jovem

2023 foi o ano da vela jovem no Brasil. Diversos eventos em todo o Brasil e muito incentivo dos principais clubes. A pesquisa foi realizada antes do final do Mundial da Juventude onde o Brasil conquistou excelentes resultados: sexto lugar no ILCA 6 masculino com Felipe Fraquelli, sexto dos irmãos Menezes no 29er, quarto lugar de Lucas Pes no kitefoil, quarto lugar no 420 aberto com Lucar Freitas e Victória Back e culminando no título mundial de Joana Gonçalves e Gabriela Vassel. Este desempenho não pode ser avaliado na pesquisa, muito menos os resultados dos Sul-americanos e Mundial de 420 no Rio de Janeiro.

Destaque da vela Jovem Masculino

Arthur Back continua imbatível no Optimist e conquistou o título pela segunda vez. O jovem velejador ficou em 12º Lugar no Mundial de Optimist. Bicampeão Brasileiro e Sulamericano de Optimist e venceu todas as regatas do carioca.

Em segundo lugar ficou Gustavo Glim, Campeão Mundial Misto e 5º no aberto do mundial de 420 ao lado da Luisa Madureira.

Fechando o pódio, Nicolas Bernal, campão do Match Race São Paulo e sólida presença internacional no Match Race e 49er.

Temos que destacar também o desempenho do Lucas Pes, quarto lugar, de São Luis do Maranhão. O garoto foi quarto tanto no mundial junior da classe kitefoil quanto no mundial junior da World Sailing.

Destaque da vela Jovem Feminina

Na vela jovem femina, a vencedora foi Luisa Madureira, Campeão Mundial Misto e 5º no aberto do mundial de 420 ao lado da Gustavo Glim.

A surpresa veio de Ilhavela. Marina Bidoia de Ilhabela ficou em segundo lugar com 300 votos. Ela foi destaque na vela de Oceano correndo a Mini Fastnet ao lado de Joana Muro Gomes e depois ainda fez a REFENO solitária, também em um Mini 6.5.

Finalizando o pódio, a dupla superstar da classe 420: Joana Gonçalves e Gabriela Vassel.