Novo Apêndice UF para Regatas de flotilha Arbitradas.

A IYRU (International Yacht Race Union), predecessora da World Sailing, foi fundada em 1907 com o objetivo principal de unificar as regras de regata. Hoje, 114 anos depois, temos várias variações das regras para diversas disciplinas.

A regra 86 limita a alteração nas definições, o Princípio Básico; uma regra da Introdução; Partes 1, 2 ou 7; as regras 42, 43, 47, 50, 63.4, 69, 70, 71, 75, 76.3 ou 79. Foi encontrado um artifício para esta limitação, o Regulamento da World Sailing 28.1.3 permite a criação de regras experimentais para eventos específicos. As regras do Adendo Q, utilizada nas últimas três Olimpíadas ainda continuam com o status de regras experimentais! Estas regras foram criadas especificamente para as regatas da medalha enquanto o mais desconhecido Apêndice Q era para ser utilizado em regatas de flotilha.

A World Sailing acabou de aprovar (maio 2021) uma nova versão deste Apêndice, chamado agora de apêndice UF (Umpired Fleet Race). O próprio Adendo Q irá adotar esta notação com duas letras, já que não tem mais letra no alfabeto para tanta regra. Depois das Olimpíadas, o Adendo Q irá se chamar Apêndice MR.

Este apêndice UF irá dar a possibilidade de customizar as regras para um evento específico. Por exemplo, poderemos ter a edição J/70 Brasil ou HPE 25 para as regatas destas classes no Brasil.

Entre as principais alterações possíveis destaco:

  • Penalidades padronizadas em pontos para infração a regra 14 (Evitando Contato): É possível penalizar em pontos qualquer contato ou somente contatos com avarias.
  • Definição de espaço na marca: Poderá ser alterada para incluir o espaço para velejar o rumo correto, permitindo o barco sem direito de passagem, mas com direito a espaço na marca, a tomar um pouco mais de espaço, arredondando a montagem.
  • É possível apagar as regras 13 (cambando) e 17 (mesmas amuras, rumo correto.
  • A regra 31 (tocando a marca) pode também ser completamente apaga ou alterada para penalizar apenas contato do casco e tripulação na marca

O novo apêndice abre a possibilidade para a utilização da bandeira “J” para ser usada quando os umpires não conseguiram ver o incidente. Neste caso, o barco que protestou tem direito a uma audiência de protestos. Por outro lado, existe a possiblidade de permitir os umpires desclassificarem o barco que não fez o percurso diretamente com a bandeira preta, sem necessidade de audiência.

O que vocês acharam da novidade? Vocês acham que deveríamos ter uma regra mais unificada? Quais destas alterações permitidas você acha bem-vinda?